top of page

Lançamento


Autores convidam para o lançamento de Jararaca sim, com muito orgulho! Divertida história de uma jararaca em crise existencial é cenário para discutir conceitos básicos de biologia e conservação O biólogo e pesquisador Otavio Marques, do Instituto Butantan, a jornalista Jussara Goyano (ex-editora da revista GEO e ex-repórter de Scientific American Brasil) e o ilustrador Fernando Bastos (Diário de Mika/ Disney Chanel Brasil) convidam a todos para as sessões de lançamento do livro infanto-juvenil Jararaca sim, com muito orgulho!, nos dias 21/11 e 4/12, em São Paulo Capital. 

A publicação, de leitura fácil e com grande possibilidade de aproveitamento paradidático, foi produzida pela Ponto A - Comunicação, Conteúdo e Desenvolvimento Humano, agência especializada em publicações, ações de comunicação e conteúdos em diversos formatos nas áreas de Ciência, Psicologia e Educação. O livro teve sua impressão integralmente patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio do Instituto Butantan. Será comercializado inicialmente por meio do site www.jararacacomorgulho.com e vendido na loja do Museu Biológico (do Butantan), após o lançamento oficial. A obra é voltada ao público entre 8 e 14 anos e apresenta, ao longo de uma divertida história ilustrada, com uma jararaca tentando descobrir a qual espécie pertence, informações básicas sobre as serpentes (características, identificação, veneno e acidentes). 

A jararaca da história é um exemplar do continente (Bothrops jararaca), que vai parar na Ilha das Cobras, no litoral paulista, e conhece a jararaca da ilha (Bothrops insularis), com quem se compara e descobre semelhanças e diferenças. 

As informações científicas são introduzidas por meio de boxes também (e ricamente) ilustrados. Porém, o objetivo do livro é, utilizando as serpentes como exemplo, apresentar conceitos essenciais em evolução e ecologia, como a origem das espécies, adaptação e seleção natural, além de discutir biodiversidade e conservação. AÇÃO PLANEJADA – A Ponto A reservou 1.000 exemplares para doações a escolas públicas. As doações serão feitas periodicamente, aos professores que se interessarem pela obra e participarem de um workshop de orientação didática, organizado em parceria com o Instituto Butantan. A ideia é que pesquisadores e biólogos do Instituto exponham e esmiucem tópicos científicos tratados no livro (serpentes, evolução, especiação, adaptação) de forma mais ampla e com foco nas diversas fases de ensino correspondentes à faixa etária do público do livro. “Alguns desses tópicos são elementos básicos para se trabalhar com temas fundamentais hoje, que são a biodiversidade e a sua conservação. Ou seja, a jararaca está sendo utilizada para discutir questões mais profundas dentro da Biologia e imprescindíveis para formação dos estudantes”, enfatiza Marques. “Com a venda dos livros, a Ponto A pretende reimprimir mais exemplares e tornar essa ação contínua”, informa Jussara. Autores e ilustrador estarão presentes para autógrafos nos dias a seguir, com as seguintes atividades ligadas ao lançamento: Dia 21 de novembro: no Instituto Butantan, no prédio da biblioteca, das 10:00 às 16:00 1) “Mão na cobra especial”, ao lado do Serpentário. Haverá exposição das cobras mais comuns da cidade de São Paulo. Serão expostos painéis e haverá pesquisadores e monitores que irão fornecer informações sobre essas cobras e especialmente sobre a jararaca que também ocorre na cidade de São Paulo. 2) “Vídeo: Sou a Jararaca”, na biblioteca, será exibido um vídeo apresentando a biologia da jararaca e das espécies aparentadas que vivem nas ilhas (jararaca-ilhoa, jararaca de Alcatrazes e jararaca de Vitória) e que estão ameaçadas de extinção. O vídeo também vai conta rum pouco sobre a elaboração do livro “Jararaca sim, com muito orgulho!” 3) “Exposição 150 anos do nascimento do cientista Vital Brazil e 70 anos do Hospital Vital Brazil”, na biblioteca, exposição de acervo do Hospital e do cientista. Dia 4 de dezembro: na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, das 16:00 às 20:00 1) “Mão na cobra”: será levada a atividade que é realizada semanalmente no Instituto Butantan (sujeito a confirmação). 2) “Contação de história”: a história da jararaquinha será narrada de forma lúdica e interativa aos visitantes mirins e adultos da loja. Endereços: 
Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 (Butantan – São Paulo – SP) Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 (Jd. Paulistano – São Paulo – SP) 
Informações para a Imprensa: 11- 3042 5900 (Ponto A)

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page